quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

12.01.2012 - 9° dia - Florianópolis a Papanduva - 612 km

Antes de iniciar a viagem traçamos alguns objetivos. Sem rigidez, pois não seria interessante se estressar. Não sabíamos as dificuldades que encontraríamos na viagem. Se as chuvas que caem no sudeste deixariam que prosseguíssemos rumo ao nosso objetivo e por isso havia sempre um plano alternativo. Cumprimos a primeira etapa que era conhecer a rodovia Rio-Santos e avançamos. Novo destino: Curitiba. Atingimos. Avançamos mais e conhecemos o Vale Europeu e Florianópolis e partimos para a realização do grande sonho da viagem. Aquele que estava guardado na mente sendo construído a cada quilômetro que rodávamos. Hoje a nossa viagem seria para um dos destinos mais procurados pelos motociclistas brasileiros: Conhecer a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, próximo a divisa com o Rio Grande do Sul.

O dia amanheceu bonito com céu aberto. Na noite anterior buscamos algumas informações e nos disseram que o melhor caminho seria descendo pala BR 101 em direção a cidade de Tubarão, porém os trabalhos de duplicação da mesma poderiam ser incovenientes. Hoje de manhã, o gerente do hotel nos disse que seria melhor pegarmos a rodovia em direção a cidade de Lages e voltar por São Joaquim para fazer o trajeto descendo a serra e foi isso que fizemos.
Pouco depois da saída de Florianópolis em direção ao interior começamos a subir a serra catarinense com seus visuais deslumbrantes. Antes de chegar a Lages tomamos um atalho por Urubici que diminuiu o caminho e nos trouxe paisagens belíssimas.


Entrada da serra.

Urubici - SC

Cachoeiras de tirar o folego.

Ao meio dia chegamos no principal mirante da Serra do Rio do Rastro. Ficamos de olhos cheios de tanta beleza. Lá estava ela, e a estrada parecendo uma serpente contornando a serra.
Depois de tanto tempo sonhando, estavámos ali, prontos para desfrutar da sua descida com suas curvas.
Um motociclista gaúcho de Santa Maria chamado Alberto Olivier, pilotando uma Midnight desceu na nossa frente e no meio da descida um susto. Sua moto ficou sem o freio traseiro. Paramos e verificamos que foi provocado por superaquecimento das pastilhas. Depois de um tempinho parados o freio voltou a funcionar e ele desceu usando mais o freio motor.



Estrada da Serra do Rio do Rastro.

Uma imagem para guardar.
Estivemos lá.

Muitos motociclistas realizando o feito.

A alegria do objetivo alcançado.

Depois que descemos, nos despedimos do Alberto que seguiu viagem, almoçamos na cidade de Lauro Muller que fica no pé da serra e em seguida nos preparamos para subir, pois o nosso destino seria a cidade de São Joaquim. Uma pena não ter neve esta época do ano. Mas o boneco está no portal da cidade. Em seguida passamos por Lages.

São Joaquim - SC


Lages - SC



Hoje pernoitamos em Papanduva-SC para amanhã seguirmos para o interior de São Paulo para mais uma etapa da nossa viagem.




3 comentários:

  1. Amoreeee miooo chego do serviço e já colo aqui...kkkkk...que maravilha que está a viagem hein???? Nossa quantas paisagens perfeitas...tô adorando isso td...
    bjus pra vcs dois e tô morrendod e saudades!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Sandro !!! essa viagem tá perfeita !! só tá faltando conhecer Bueno de Andrada...rs !!!

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, muito boa as fotos, lindo demais o lugar, eu moro no norte do país mas sou totalmente apaixonado por Santa Catarina, Principalmente Lages.. Perfeito

    ResponderExcluir